“A arte de preparar 
o futuro com mestria!”

À entrada do Ensino Secundário os alunos poderão optar por Cursos Profissionais.

Dentro do Ensino Profissional, os alunos poderão escolher cursos nas áreas da Música (Instrumentista de Cordas e Teclas e Instrumentista de Sopros e Percussão) e na área dos eventos (Organização de Eventos).
A partir do 2.º ano de cada curso, os alunos realizam estágios profissionais em instituições e empresas locais/regionais, dotando-os de competências que adquirem em contexto real. No último ano, os alunos realizam, ainda, uma Prova de Aptidão Profissional, que consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem. A EPABI tem visto serem aprovados projetos no âmbito do Erasmus +, que têm permitido aos alunos dos cursos profissionais estagiarem noutros países.
Nota: A frequência de um curso profissional não está sujeita a propina, sendo estes cursos apoiados pelo POCH e PESSOAS 2023 e pela União Europeia. 

VANTAGENS

FORMAÇÃO NÍVEL IV
Os cursos profissionais são um dos percursos de ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação.
Trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado de trabalho uma vez que os cursos têm uma componente teórica e uma componente prática.

DUPLA CERTIFICAÇÃO
Após a conclusão de um Curso Profissional, os alunos obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos). Contudo, estes cursos permitem também a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Tal como os cursos CientÍfico-Humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior.
Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino secundário, independentemente do tipo de ensino.
Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).

INSCRIÇÕES

CALENDÁRIO

VÍDEOS