Escola Profissional de Artes da Covilhã 

A EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã, iniciou a atividade a 3 de setembro de 1992. Desde a sua fundação que a EPABI desenvolve a sua atividade orientada para o serviço à comunidade, fortemente envolvida e empenhada no desenvolvimento social e cultural da região da Beira Interior.

Ao longo dos 30 anos de atividade, a EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã tem vindo a assumir-se como uma instituição de referência, a nível regional e nacional, pelo sucesso académico e pela elevada qualidade de performance profissional dos seus alunos, quer ao nível da execução instrumental, quer pela sua formação sociocultural e humana, manifestada na cultura, na autonomia, na responsabilidade, na exigência e nos sentido ético das suas atitudes e posições.

O mérito dos alunos da EPABI tem sido reconhecido através da admissão em conceituadas instituições de ensino superior do país e nos estrangeiro e da atribuição de prémios em concursos e outras iniciativas culturais.

Visão

A EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã pretende ser uma escola de referência, a nível regional e nacional, pelo sucesso académico e pela elevada qualidade da performance profissional dos seus alunos, quer ao nível da execução instrumental, quer pela sua formação sociocultural e humana, manifestada na cultura, na autonomia, na responsabilidade, na exigência e no sentido ético das suas atitudes e posições. Pretende-se, igualmente, uma instituição orientada para o serviço à comunidade, fortemente envolvida e empenhada no desenvolvimento social e cultural da região da Beira Interior. 

Missão

 A EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã propõe-se prestar à comunidade um serviço educativo e de formação profissional de excelência, que seja promotor do sucesso académico e da realização educativa dos jovens, através da aquisição de conhecimentos e competências, pela valorização do trabalho, transformando-os em jovens conscientes, responsáveis, exigentes e solidários, caraterísticas e condições para o acesso ao mercado de trabalho e para o sucesso ao longo da vida. No final do ciclo de estudos, o aluno estará apto para ingressar no mercado de trabalho como profissional de música / instrumentista, capaz de conceber, planificar e realizar espetáculos, com performances a solo e/ou em grupo, em diferentes contextos artísticos e relacionais e mobilizando conhecimentos técnicos, artísticos e socioculturais, que se traduzam em reconhecimento de elevado valor imaterial/cultural por parte do público e da sociedade em geral. O aluno está, igualmente, apto para o ingresso no ensino superior, em instituições nacionais e internacionais, em cursos com vertentes teóricas ou práticas na área da música. 

A missão que se pretende alcançar está alicerçada em princípios e valores que resultam de convicções em torno das quais se construiu a ideia de escola, que norteiam os objetivos educativos e as decisões estratégicas a tomar e que, no essencial, enformam a cultura de escola. Defendemos como princípios nucleares o desenvolvimento integral dos alunos, o envolvimento ativo das famílias e da comunidade em geral e a melhoria contínua dos procedimentos e das práticas pedagógicas. Consideram-se como princípios e valores gerais caraterizadores da cultura de escola os seguintes:  Equidade e justiça; Liberdade; Rigor; Motivação para o sucesso – Uma cultura de escola; Exigência;  Profissionalismo;  Autonomia;  Empenhamento;  Cultura de inovação;  Criatividade;  Solidariedade;  Tolerância;  Desenvolvimento integral do aluno (o saber, o saber fazer, o saber ser e o saber estar); Envolvimento ativo da família e da comunidade; Compromisso com o desenvolvimento do meio; Autoavaliação e melhoria contínua. 

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