Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  

 A Escola Profissional de Artes da Covilhã localiza-se na cidade da Covilhã, na vertente sudeste da Serra da Estrela, entre as duas capitais de distrito da Beira Interior, Guarda e Castelo Branco, integrando a sub-região da Cova da Beira.

A Covilhã sempre ocupou um lugar excepcional no contexto do Interior do País, como cidade mais populosa do interior ao norte do rio Tejo. Segundo os dados dos últimos Censos, em 2001, o concelho era habitado por 54 507 habitantes, registando-se um aumento demográfico relativo nas freguesias urbanas.
 
A Covilhã representa um território com características peculiares, que se relacionam como o seu isolamento físico, com a existência de uma mono-indústria, especializada no ancestral trabalho da lã, que lhe permitiu o epíteto de “cidade-fábrica”,a proximidade à Serra da Estrela, um dos principais destinos turísticos do país e a afirmação de um centro urbano cosmopolita.

Nas últimas décadas, registam-se processos de reestruturação produtiva e de diversificação da base económica, que tem no centro das mutações da refundação urbana, o comércio, a saúde, o turismo e, decididamente, a educação.

Num contexto de localização periférica, o futuro passa pela constituição de um meio de qualidade e atractivo que deve valorizar o conhecimento, a investigação tecnológica, a cultura e o ambiente, num quadro de desenvolvimento sustentável. Às escolas reserva-se um papel insubstituível nos processos de desenvolvimento dos territórios, baseado nos princípios da endogeneidade, globalidade e participação, ao serviço da transformação da realidade social.
 

Ver mapa

    
© Escola Profissional de Artes da Covilhã. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 275 320 090 | Fax: | Email: geral@epabi.pt;direccao@epabi.pt | GPS: N 40º 15' 55.458" W 7º 29' 42.148"
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica